Valer lança programação do Centenário de Thiago de Mello e anuncia o Amazônia Festival de Poesia

 Instituição apresentará detalhes das celebrações em homenagem aos 100 anos do poeta e a primeira edição do festival literário dedicado à poesia amazônica



A Valer convida a imprensa, escritores e o público em geral para a apresentação oficial das celebrações do Centenário de Thiago de Mello (1926–2026) e do anúncio da primeira edição do Amazônia Festival de Poesia. A programação contará com curadoria do escritor Tenório Telles.

A instituição celebrará a trajetória e a relevância de um dos maiores nomes da literatura latino-americana por meio de uma série de eventos, ações educativas e atividades culturais que integram o projeto “Thiago de Mello: 100 anos de vida e poesia”.

O Amazônia Festival de Poesia também será destaque, com proposta focada na formação de jovens, professores e leitores, incentivando o contato com a poesia e fortalecendo o conhecimento da cultura literária da Amazônia.

Os detalhes completos das iniciativas — incluindo datas, horários e programação — serão apresentados no dia 4 de dezembro de 2025, às 10h, no Salão de Eventos da Valer Teatro, no Largo São Sebastião.

Sobre Thiago de Mello

Nascido em Barreirinha, Thiago de Mello tornou-se referência incontornável da literatura brasileira e latino-americana. Com obras traduzidas para mais de trinta idiomas, o poeta reuniu em sua escrita elementos como lirismo, defesa da liberdade, sentimentos familiares, luta política, amor e forte ligação com a natureza.

Durante o período em que atuou na embaixada do Brasil no Chile e posteriormente no exílio, a partir da segunda metade dos anos 1960, consolidou-se como um dos autores brasileiros mais reconhecidos no continente. Cultivou amizade com grandes nomes da literatura mundial, entre eles Pablo Neruda, Júlio Cortázar, Jorge Luís Borges, Nicanor Parra, Alejo Carpentier e Gabriel García Márquez, que o chamava de “guru grande”.

Em 2021, a 34ª Bienal de São Paulo homenageou o poeta. O verso “Faz escuro, mas eu canto”, do poema Madrugada Camponesa, inspirou o tema da edição.

Thiago de Mello foi membro da Academia Amazonense de Letras e recebeu, em 2018, o título de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, reconhecimento pelo conjunto de sua obra e por sua importância na literatura regional e nacional.



Serviço

Local: Salão Verde da Valer Teatro

Data: 4 de dezembro de 2025

Horário: 10 h

Contatos para entrevistas: Bruna Chagas 92 99133-5241

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog