Violinistas amazonenses representam a UEA em festival internacional no Chile

 Gabriela Brito e Larissa Machado participam do Festival de Música de Huilo Huilo, que une arte, natureza e intercâmbio cultural na Patagônia chilena


Entre os dias 15 e 23 de novembro de 2025, a Reserva Biológica Huilo Huilo, localizada na comuna de Panguipulli, no sul do Chile, será palco da 8ª edição do Festival de Música de Huilo Huilo. Sob a direção musical de Otto Derolez, concertino da Orquestra Filarmônica de Bruxelas, o evento reúne jovens músicos de destaque do Chile e de outros países da América Latina em uma experiência artística e ecológica única.

Representando o Amazonas e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), as violinistas Gabriela Brito e Larissa Machado embarcam nesta quinta-feira (13) rumo ao Chile para participar do festival. Elas são as únicas musicistas do Norte do Brasil selecionadas para integrar o grupo de cerca de 30 instrumentistas latino-americanos que formarão a orquestra do evento.

O festival combina aulas individuais, ensaios, concertos de música de câmara e apresentações públicas, com foco na conexão entre música e natureza, além de promover o intercâmbio cultural e o crescimento profissional dos participantes. Quatro músicos da Filarmônica de Bruxelas atuarão como mentores durante o encontro.

Gabriela Brito, estudante do 4º período do bacharelado em violino da UEA, iniciou-se na música aos seis anos com a flauta doce e, aos oito, migrou para o violino. Desde 2016, participa de diversos projetos da universidade, como o Musicando, OPUS, Orquestra de Violinos da UEA (LEAM) e Encanta Escola, nos quais também atua como monitora.

 “Este foi o primeiro festival de música para o qual apliquei oficialmente. Receber a aprovação, me   preparar para embarcar e vivenciar essa semana de trabalho musical intensivo é algo muito especial,   ainda mais por conta da proposta ecológica do evento, que tem tanta ligação com a nossa terra”, afirma   Gabriela.

Já Larissa Machado, aluna do 2º período do bacharelado em violino, iniciou sua trajetória musical em 2016 na Igreja Batista Regular da Glória, com a flauta doce, e depois ingressou no Seminário Batista da Amazônia, já como violinista. Desde 2021, integra a Orquestra de Violinos da UEA (LEAM) e o projeto Encanta Escola, onde também atua como monitora.

 “Participar do festival representa uma grande experiência pessoal e profissional para mim. Ter essa       imersão cultural e técnica em um ambiente tão diferente será, com certeza, maravilhoso e muito     enriquecedor”, destaca Larissa.

Com direção artística de nível internacional e foco na integração entre música e sustentabilidade, o Festival de Música de Huilo Huilo reafirma-se como um espaço de aprendizado, intercâmbio e valorização da arte como expressão universal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog