Orquestra Sinfônica da Amazônia apresenta concerto especial com “As Quatro Estações”, de Vivaldi, no Teatro ICBEU

 Evento gratuito reúne quatro solistas da OSA e traz também a obra “Battalia”, de Heinrich Biber, em apresentação já esgotada no Sympla


A Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA) realiza, no dia 28, às 20h, um concerto especial no Teatro ICBEU, em Manaus, apresentando um dos programas mais icônicos do repertório clássico: “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi.

Sob regência do maestro Rubens Claudio de Souza, o concerto contará com quatro solistas da própria orquestra — Javier Cantillo, Onel Rodriguez, Victor Amazonas e Alberto Denis — que interpretarão os concertos que representam cada estação do ano. Antes da obra de Vivaldi, o público poderá ouvir “Battalia”, de Heinrich Biber, reconhecida por seu caráter experimental e ousado dentro do período Barroco.

Para o violinista Javier Cantillo, spalla da OSA, atuar como solista é um momento de celebração artística.

“Para mim é um prazer tocar como solista no próximo concerto. A gente vai fazer um repertório muito legal. Nós vamos interpretar as quatro estações de Antonio Vivaldi, compositor e violinista italiano do período Barroco. É uma das obras mais importantes do repertório violinístico e as mais tocadas”, afirma.

Segundo Cantillo, “As Quatro Estações” é formada por quatro concertos, cada um dividido em três movimentos — rápido, lento, rápido — que descrevem cenas específicas das estações, sendo um dos primeiros exemplos de música programática.

Ele também destaca a alegria de compartilhar o palco com colegas de longa trajetória.

“Eu vou ter o imenso prazer de compartilhar com excelentes violinistas, amigos e colegas da nossa orquestra, que tocarão como solistas também. Eu estou muito feliz de pertencer a essa maravilhosa orquestra sinfônica da Amazônia.”

O maestro Rubens Souza enfatiza a relevância cultural do concerto e do espaço onde será realizado. Ele destaca que o Teatro ICBEU oferece excelente acústica e desempenha papel essencial na rotina de ensaios e apresentações da OSA.

“É uma das obras “ mais executadas no mundo. [...] Não é apenas uma exibição de violinistas, é um convite a ouvir uma boa música”, completou.

Com quatro solistas representando cada estação, o maestro garante uma apresentação marcante.

Alberto Denis interpreta a Primavera; Onel Rodriguez, o Verão; Victor Amazonas, o Outono; e Javier Cantillo encerra com o Inverno. Segundo Souza, todos são músicos experientes e estão entre os melhores violinistas da região.



Orquestra residente do ICBEU

Desde sua fundação, a Orquestra Sinfônica da Amazônia é residente do Teatro ICBEU-Manaus, instituição que há décadas contribui para o fortalecimento da cultura, das artes e da educação na capital amazonense. O acolhimento da OSA reafirma o compromisso do ICBEU com a produção cultural local e com a formação artística da comunidade.

O Instituto OSA, em parceria com o Teatro ICBEU, oferece mais um concerto gratuito, com ingressos retirados antecipadamente pelo Sympla — todos esgotados uma semana antes da apresentação.

O evento conta ainda com apoio cultural da Bemol, Sistema Encontro das Águas, Caua, deputado estadual Dan Câmara, Museu da Amazônia (Musa) e Trevo Contabilidade.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica da Amazônia

📅 28 de novembro de 2025

⏰ 20h

📍 Teatro ICBEU – Av. Joaquim Nabuco, 1286, Centro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog