Editora Valer participa da COP 30 em Belém com lançamento de obra sobre poesia, filosofia e ancestralidade

 Evento reforça o compromisso da editora amazônida com o pensamento crítico e a justiça climática nas Amazônias


A editora Valer marca presença na COP 30, em Belém (PA), representada pela coordenadora editorial e autora Neiza Teixeira, que participa, ao lado do poeta Tenório Telles, do evento “COP30 na Travessia”, no próximo dia 13, às 18h30. Durante a programação, será lançado o livro “Poetas, Filósofos e Xamãs: Um Encontro com a Palavra”, de autoria de Teixeira.

Ao longo de 2025, a Valer promoveu em Manaus o ciclo de debates “Rodas de Conversa COP30”, reunindo intelectuais, pesquisadores e estudantes para discutir justiça climática, Amazônia e sustentabilidade. O projeto buscou ampliar o diálogo entre ciência, arte e sociedade, preparando o público para o maior evento global sobre o clima.

“Durante todo este ano convidamos pensadores, professores e artistas para refletir sobre o papel da Amazônia nas discussões ambientais. Estar agora em Belém é encerrar esse ciclo reafirmando o compromisso da Valer com as Amazônias e com o poder transformador da palavra”, destacou Neiza Teixeira.

Além de Teixeira e Tenório Telles, também representam a editora na COP 30 nomes de destaque do pensamento amazônico, como Violeta Loureiro e João de Jesus Paes Loureiro (UFPA), Marilene Correa (Ufam), Noemia Kazue (Inpa) e Henrique Pereira (Inpa) — intelectuais comprometidos com a pesquisa e valorização da cultura e da ciência na região.

O livro

Com 688 páginas, “Poetas, Filósofos e Xamãs: Um Encontro com a Palavra” propõe um diálogo entre três figuras universais do conhecimento — o poeta, o filósofo e o xamã — que, em diferentes culturas, têm na palavra a força criadora, reveladora e curadora.

A autora percorre um caminho que vai de Homero e Platão a Derrida, entrelaçando reflexões contemporâneas e saberes ancestrais, especialmente dos povos originários, representados por lideranças como Davi Kopenawa. A obra defende que poetas, filósofos e xamãs são, em essência, intérpretes da vida — guardiões da linguagem e mediadores entre mundos.

Sobre a autora

Neiza Teixeira é parintinense, doutora em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal) e coordenadora editorial da editora Valer, em Manaus. Pesquisadora e escritora, é também autora da obra “Para aquém ou para além de nós: uma contribuição do pensamento ‘primitivo’ ou ‘bárbaro’ para o pensar do futuro".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog