Jefter Haad lança livro infantil na Valer, nesta quinta (26)
A obra foi uma das vencedoras do Concurso Frauta de Barro, da editora Valer
A editora Valer e o autor Jefter Haad lançam no dia 26 de junho o livro A vida selvagem de uma batatinha domesticada, no salão de eventos da Valer Teatro, às 17h. O evento é gratuito e aberto ao público.
Jefter Haad atua desde 2016 no setor artístico amazonense como escritor e ilustrador de obras infantojuvenis. Com outros cinco livros publicados, o autor participou da 25.ª Bienal do Livro de São Paulo na Amazônia (ILMD – Fiocruz) e divide seu tempo entre a rotina acadêmica e a escrita criativa.
Ele foi um dos vencedores do concurso Frauta de Barro, uma iniciativa da Editora Valer, que busca lançar no mercado nacional promissores autores.
Conforme a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, o livro de Jefter foi um dos escolhidos do Frauta de Barro por ser um livro que prende a atenção das crianças não apenas pelas belas ilustrações do próprio autor, mas também pelo jeito que ele narra a história.
“Jefter era um autor desconhecido para nós, da editora Valer até a realização do Prêmio Frauta de Barro. Quando vimos o seu livro A vida selvagem de uma batatinha domesticada, vimos a beleza dele, pois já veio ilustrado, bem como a capacidade incrível do autor para contar histórias. Isso chamou muito a nossa atenção”, ressaltou Neiza.
A obra conta a história de Ofélia, uma porquinha-da-índia que, devido ao formato redondo do seu corpo, costuma ser confundida com a batata. Cansada das mordomias do seu cercado, Ofélia resolve desbravar a natureza selvagem à procura de aventuras que, nem sempre, terminam como ela esperava.
Segundo o autor, a história da Ofélia pode ser percebida de várias maneiras: para uns é uma fábula sobre coragem, para outro é sobre vulnerabilidade, e há quem diga que se trata de um retrato da natureza selvagem.
“Para mim, o livro é sobre amadurecimento e sobre reconhecer (e valorizar) os vínculos afetivos com aqueles que amamos, independente das diferenças”, explicou Jefter.
Contando com um leve tom humorado e ilustrado por aquarelas criadas pelo próprio autor, a obra trata com sensibilidade a temática do amor fraternal e dos desafios de amadurecer.
Sobre o autor
Cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Doutorando em Saúde Pública na Amazônia (Fiocruz Amazônia), Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (área de concentração: Saúde Bucal Coletiva), Especialista em Saúde Coletiva (UniBF), com vivências científicas e de estágios nas seguintes áreas: Saúde Pública, Odontologia Hospitalar e Dentística. Atualmente é servidor público do Estado, por meio da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), na qual atua como auxiliar técnico em Administração.
Sobre o Frauta de Barro
O Concurso Frauta de Barro – 2023, da Editora Valer, recebeu esse nome em homenagem ao escritor Luiz Bacellar (1928-2012), que escreveu um livro de poemas premiado. O processo seletivo foi uma iniciativa cultural inovadora e fundamental para a literatura e a arte na Amazônia.
Mesmo sendo idealizado para revelar novos talentos e valorizar a produção literária local, o concurso abriu portas para poetas e escritores de todo o Brasil.
Os 20 vencedores tiveram suas obras publicadas pela Editora Valer, garantindo visibilidade e reconhecimento de uma editora que há mais de 30 anos publica as Amazônias.
Em breve, a editora Valer irá lançar o edital para mais uma edição do concurso Frauta de Barro. Acompanhem nas redes sociais da Valer.
Serviço
Lançamento do livro: ‘A vida selvagem de uma batatinha domesticada’
Data: 26 de junho de 2025
Horário: 17h
Entrada Gratuita
Comentários
Postar um comentário